A GESTÃO DA CADEIA DE COMPRAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR MOVELEIRO
Resumo
Com o mercado, de modo geral, cada vez mais competitivo e com os
preços ditados pelo mercado, e com a busca por preços mais baixos exigida por
parte dos consumidores, as empresas tendem a se adaptar as novas mudanças
rapidamente. Neste contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar e
apresentar a gestão da Cadeia de Compras dentro de uma organização do setor
moveleiro, e como ocorre a relação entre o departamento de compras com o
restante da empresa e a sua interação com os seus fornecedores. O estudo foi
realizado por meio de um estudo de caso. Trata-se ainda de uma pesquisa aplicada,
exploratória e qualitativa. Dentre então analisou-se o processo de seleção e
qualificação de fornecedores, processo de compra de materiais e o processo de
recebimento de matéria-prima.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABTN, A rotulagem ambiental e o consumidor. Disponível em:
Acessado em: 26 março 2017.
ALTO, Clério Feres Monte; PINHEIRO, Antonio Mendes; ALVES, Paulo Caetano,
Técnicas de compras; Rio de Janeiro: FGV, 2009
ALYRIO, Rovigati Danilo, Métodos e técnicas de pesquisa em administração; Rio
de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
BALLOU, Ronald H., Gerenciamento da cadeia de suprimentos/ logística
empresarial; Porto Alegre: Bookman, 2006.
CAMPOS, Antonio Jorge Cunha, A gestão da cadeia de suprimentos; Curitiba:
IESDE, 2010.
GIL, Antonio Carlos, Métodos e técnicas de pesquisa social; 6. ed.; São Paulo:
Atlas, 2008.
FENILI, Renato Ribeiro, Gestão de materiais; Brasília: ENAP, 2015.
FSC PUBLIC SEARCH, Disponível em: Acessado
em: 27 março 2017.
JACOBS, F. Robert; CHASE, Richard B., Administração de operações e de
cadeia de suprimentos; Porto Alegre: Bookman, 2012.
LIMA, José Carlos de Souza. Um estudo sobre a reconfiguração da função
compras em empresas do setor automotivo; São Paulo: Biblioteca 24horas, 2011.
LUSTOSA, Leonardo; MESQUITA, Marco A.; QUELHAS, Osvaldo; OLIVEIRA,
Rodrigo J., Planejamento e controle da produção; Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
MAGALHÃES, Eduardo; SANTOS, Almir Garnier; ELIA, Bruno; PINTO, Geraldo,
Gestão da cadeia de suprimentos; Rio de Janeiro: FGV, 2013.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho
científico; 4 Ed.; São Paulo: Atlas, 1992.
PEREIRA, Agnaldo Santos, Finanças corporativas; Curitiba: IESDE, 2009.
SÁ, Loamy Freire de. Compras em empresas lucrativas: compras e a vantagem
competitiva; São Paulo: Biblioteca 24horas, 2005.
SALAZAR, José Nicolás Albuja; BENEDICTO, Gideon Carvalho de. Contabilidade
Financeira; São Paulo: Thomson, 2004.
SEBRAE, 2016. Boletim da inteligência: Redução de Custos. Disponível em:
http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/b
ddafb78553ee81befcf2a044afeead6/$File/6021.pdf Acessado em: 27 março 2017.
SIMCHI-LEVI, David; KAMINSKY, Philip; SIMCHI-LEVI, Edith, Cadeia de
suprimentos projeto e gestão: conceitos, estratégias e estudos de caso; Porto
Alegre: Bookman, 2010.
SIMÕES, Érica; MICHEL, Murilo. (2004). Importância da gestão de compras para as
organizações. Revista Científica Eletrônica de Ciências Contábeis, 2004.
STUKART, Herbert Lowe, Lucro através da administração de material; São
Paulo: Nobel, 2006.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Semana Acadêmica Fatecie
ISSN: 2526-6659