A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UMA VISÃO DAS ESTRATÉGIAS ECONÔMICAS, SOCIAIS E AMBIENTAIS

Fernanda Pinheiro Zanelati, PAULO ALAN MARCHI, SÔNIA MARIA MATARUCO CRIVELLI

Resumo


Este artigo tem por finalidade apresentar como o planejamento estratégico é importante para a sustentabilidade empresarial. Este estudo caracteriza-se como um artigo de revisão e assim optou-se pelas técnicas da pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado de tal modo a adquirir conhecimento sobre os conceitos de sustentabilidade empresarial, estratégias ambientais e sociais, podendo assim realizar uma análise crítica dos modelos de planejamento estratégico existentes já existentes e pesquisados. Os modelos de planejamento estratégico existentes dão maior ênfase em fatores econômicos e na competitividade, não trabalhando com mesmo foco os fatores ambientais e sociais. A partir da análise dos modelos existentes frente às novas necessidades de sustentabilidade empresarial, desenvolveu-se um estudo de Planejamento Estratégico que incorpora as variáveis: meio ambiente natural e responsabilidade social na gestão estratégica das empresas, de modo que a utilização de estratégias ambientais e sociais de forma eficaz pode levar às empresas a melhoria de sua competitividade no mercado atual.

Palavras-chave


Planejamento Estratégico; Sustentabilidade Empresarial; Estratégia Ambiental e Social e econômica.

Texto completo:

PDF

Referências


CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre; BRUM, Analisa de Medeiros. Face a face com o endomarketing. Porto Alegre: L&PM Editores, 2005.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CORAL, Eliza. Modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade empresarial. 2002. 282 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em Acesso em 19 out. 2016.

ELKINGTON, J. Canibais com Garfo e Faca. São Paulo: Makron Books, 2001.

ESTENDER, Antônio Carlos; PITTA, Tercia de Tasso Moreira. O conceito do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em Acesso em 20 set. 2016.

FUKUYAMA, Francis. (1995). Trust: the social virtues and the creation of prosperity. New York. The Free Press.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NASCIMENTO, Luis Felipe; LEMOS, Ângela Denise da Cunha; MELLO, Maria Abreu de. Gestão Socioambiental Estratégica. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PHILIPPI JR, Arlindo; ROMÉRO, Marcelo de Andrade; BRUNA, Gilda Collet (Org.). Curso de gestão ambiental. Barueri: Manole, 2004.

PIMENTA, Handson Cláudio Dias. Sustentabilidade empresarial: práticas em cadeias produtivas . – Natal: IFRN Editora, 2010. Acesso em 25 set. 2016.

SAVITZ, Andrew W. WEBER, Karl. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Campus; 2007.

SCHARF, Regina. Manual de Negócios Sustentáveis. São Paulo, Amigos da Terra, 2004.

SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2001.

VERDOLIN, Marcella Lima; TÓFANI, Flávio. As estratégias de Marketing socioambiental implementadas em Barão de Cocais pelas principais empresas que atuam no município. Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH, 2008 disponível em Acesso em 19 out. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Semana Acadêmica Fatecie

ISSN: 2526-6659