CONTABILIDADE APLICADA AO CONTROLE FINANCEIRO FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PALMITOS - SC

FERNANDO GALVAN, Daiana Ransan Martins, EDUARDO MARTINS, ROGÉRIO SPECIA

Resumo


A contabilidade não necessita ser aplicada unicamente a atos e fatos administrativos empresariais. Podendo ser realizada também com o objetivo pessoal e familiar a fim de registrar fatos importantes relacionados aos rendimentos de seus ganhos na renda, e no controle dos orçamentos domésticos. Possibilitando ampliar os cuidados e controles financeiros num meio onde os gastos muitas vezes são misturados a necessidade e ao desejo de compra. Este artigo teve como objetivo principal analisar qual a participação dos alunos na elaboração e acompanhamento do planejamento financeiro familiar. Nesse intuito foi realizada uma investigação com os alunos do último ano de uma determinada escola do município de Palmitos Estado de Santa Catarina. Sendo realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, tendo como método o estudo de caso. Os dados apontaram que a maioria dos alunos ajudam na renda familiar e que não realizam um controle financeiro estruturado.

Palavras-chave


Contabilidade; Planejamento Financeiro Familiar; Consumo

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Carlos Augusto Rodrigues de. Educação financeira e endividamento. Artigo. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2016.

BRASIL. Pesquisa Educação Financeira. Confederação Nacional do Comércio (CNC), 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2016.

BRITO, Lucas da Silva; BAPTISTA, Jose Abel; SILVA, Sergio Roberto da; BRAZ Sandro; HENRIQUE Marcelo Rabelo. A importância da educação financeira nos contextos acadêmico e profissional: Um Levantamento De Dados Com Alunos Universitários. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2012. Disponível em < http://www.aedb.br/seget/artigos12/49616595.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2016

CARVALHO, Luiz Carlos P. Microeconomia introdutória: para cursos de administração e contabilidade. São Paulo: Atlas, 2013.

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O perfil regional de endividamento e inadimplência das famílias brasileiras em 2015. Disponível em: . Acesso em 20 abr. 2016.

FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro. São Paulo: Ática, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987.

HALFELD, M. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro. São Paulo: Fundamento Educacional, 2014.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Despesas, Rendimentos e Condições de Vida. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/po pulacao/condicaodevida/pof/2014_2015. Acesso em: 01 Nov 2016.

IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBECK, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicáveis às demais sociedades. São Paulo: Atlas, 2014.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2016

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2007.

MACEDO JUNIOR, Jurandir Sell. A árvore do dinheiro: guia para cultivar a sua independência financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

PRADO, Rosane de Souza. Educação financeira no ensino fundamental I. monografia, São Gonçalo RJ, 2013.

SILVA, Maria de Lourdes da. Contabilidade pessoal. Florianópolis SC: 2007. Disponível em: . Acesso em 26 de maio de 2016.

UOL, Redação. Entenda como é feita a Pesquisa de Orçamentos Familiares. São Paulo SP: 2016. Disponível em: Acesso em: 13 de Nov. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Semana Acadêmica Fatecie

ISSN: 2526-6659