O papel da memória na construção da legitimidade organizacional: uma análise dos testemunhos dos fiés da Igreja Universal

Ronivaldo Moreira de Souza

Resumo


Após um período de resistência por parte dos historiadores, a história oral ganhou espaço como instrumento para a pesquisa histórica. A natureza subjetiva do testemunho oral foi logo percebida como uma forma potencial de comunicação das organizações com seus diversos públicos. Esta visão foi também incorporada pelas organizações religiosas que passaram a explorar um gênero da tradição religiosa oral, o testemunho, para estabelecer sua legitimidade organizacional. Este trabalho tomou como objeto para análise o acervo de depoimentos que a Igreja Universal mantém em seu portal na internet (universal.org) na aba Histórias de Vida. A proposta é definir um modelo geral da estrutura narrativa que possibilite apreender na natureza subjetiva  dos depoimentos, a relação entre memória e história na legitimação organizacional da Igreja Universal. 


Palavras-chave


Comunicação Organizacional; Memória; História Oral; Narrativa; Igreja Universal.

Texto completo:

PDF

Referências


A BÍBLIA sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2 ed. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

BENJAMIM, Walter. Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BROWN, Colin; COENEN, Lotthar (orgs). Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. 2. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2000.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e mercado: Organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis – RJ: Vozes; São Paulo: Simpósio e UMESP, 1997.

CAPRINO, Mônica Pegurer; PERAZZO, Priscila Ferreira. História oral e estudos de comunicação e cultura. Revista Famecos: Mídia, Cultura e Tecnologia. Porto Alegre, v.18, nº 3. Setembro a Dezembro de 2011.

Censo Demográfico 2000. IBGE. Disponível em: . Acesso em 24 de Jul. 2013.

Censo Demográfico 2010. IBGE. Disponível em: . Acesso em 24 de Jul. 2013.

CHAMPLIN, Russel Norman. Enciclopédia de bíblia, teologia e filosofia: s - z e índice. 3 ed. São Paulo: Candeia, 1995.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares de vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. Revista Topoi: Revista de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Rio de Janeiro: dezembro de 2002.

FONSECA, Alexandre Brasil. Igreja Universal: um império midiático. In: ORO, Ari Pedro; CORTEN, André; DOZON, Jean-Pierre (orgs). Igreja Universal do Reino de Deus: os novos conquistadores da fé. São Paulo: Paulinas, 2003.

FRANCISCO, Adilson José. Vivências e ressignificações do neopentecostalismo em Rondonópolis – MT. 2007. p.158. Tese (Doutorado) – Doutorado em História, PUC-SP, São Paulo, 2007. Disponível em: .

MAFRA, Clara Cristina Jost. Religiosidades em trânsito: O caso da Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil e em Portugal. Lusotopie, 1999. p.369-382. Disponível em: . Acesso em: maio 2013.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A História, Cativa da Memória? Para um Mapeamento da Memória no Campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Nº 34, p. 9-24, 1992. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70497>. Acesso em Mar. 2015.

MORAES, Gerson Leite de. Idade mídia evangélica no Brasil. São Paulo: Fonte Editorial, 2010.

NASSAR, Paulo; COGO, Rodrigo Silveira. Entre o passado, o presente e o futuro: Subsídios para a comunicação organizacional no embate entre inovação, história e memória. Revista Brasileira de História da Midia. v.2, nº 1, Janeiro a Junho de 2013, p.125-133.

NASSAR, Paulo; COGO, Rodrigo Silveira. Narrativas em comunicação organizacional e as interações com a memória. Revista Esferas, ano I, Nº 1, Julho a Dezembro de 2012. Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste, p.101-110. Disponível em: < http://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/issue/view/226>. Acesso em Mar. 2015.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP. São Paulo, 1981. p.7-28.

OLIVEIRA, Derli Machado de. Testemunho, mídia e prosperidade: o evangelho segundo o capitalismo neoliberal. 2010. p.56. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. Disponível em:

.

STARK, Rodney. O crescimento do cristianismo: um sociólogo reconsidera a história. São Paulo: Paulinas, 2006.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992.

WORCMAN, Karen. Memória do futuro: um desafio. In: NASSAR, Paulo (Org.). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Científica Fatecie