MODELO VRIO: analise da aplicação em uma empresa do ramo de metais sanitários da região noroeste do Paraná.

PAULO CESAR SCHOTTEN, Tatiane Fritz, RODRIGO SANTOLINI, SOLANGE FACHIN

Resumo


O modelo VRIO é uma teoria baseada na analise dos recursos internos que uma organização detém a fim de classificá-los quanto seu Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização. Essa teoria foi elaborada pelos professores Barney e Hesterly com a pretensão de identificar se as organizações estão obtendo alguma Vantagem Competitiva através de seus recursos internos. A pesquisa foi realizada em uma empresa do ramo de metais sanitários localizada no noroeste do Paraná, sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi identificar os recursos internos existentes na organização estudada e classificá-los segundo a teoria VRIO de Barney e Hesterly (2011). Em relação ao objetivo, adotou-se como método de pesquisa a pesquisa descritiva e em relação aos procedimentos técnicos a pesquisa se classificou como estudo de campo. A empresa, antes de adquirir algum recurso interno, busca analisar o que os concorrentes possuem e se acaso esse recurso está dando certo, só então que a empresa passa a adotá-lo e explorá-lo. A empresa em relação ao mercado, ou seja, aos seus concorrentes possui uma vantagem competitiva sustentável através do capital de giro utilizado ser praticamente cem por cento próprio. Desta forma, conclui-se com o trabalho que as forças competitivas estratégicas da organização são provenientes de seus recursos financeiros, ao passo que sua força de vantagem competitiva temporária é proveniente dos Recursos Humanos e Paridade Competitiva vem dos demais fatores como os recursos Organizacionais e Físicos.


Palavras-chave


Estratégia; Recursos Internos; VRIO.

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