A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA REGULAR

Nelma Sgarbosa Roman de Araujo, Eliane Ramos de Almeida da Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivos compreender como se constituiu historicamente o atendimento educacional às pessoas com necessidades especiais em cada época em nossa sociedade, discorrer sobre algumas leis e o processo de inclusão do aluno com deficiência no ensino regular, analisar o nível de compreensão que o professor tem a respeito da prática pedagógica para lidar com esse aluno, apresentar um panorama geral da educação especial no Brasil, enfatizando o papel da escola, do ensino e a aprendizagem e, além disso, contribuir para que a escola reveja seus conceitos e paradigmas visando uma reorganização no sistema educacional. O estudo caracteriza-se em uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, utilizando como referencial teórico alguns autores, estudiosos na área da Educação Especial e Deficiência Intelectual, como Mazzotta (2005), Mantoan (1984/1992/1997), Januzzi (1985)e outros que estudam sobre a Educação Especial no Brasil e do processo de inclusão. Pelo presente estudo é possível inferir que não é preciso destruir o que existe, é necessário desconstruir discursos, ideologias e ações equivocadas para se reconstruir o conhecimento de igualdade na diferença. Todos devem estar engajados nesta luta para que aconteça o processo de inclusão.


Palavras-chave


Inclusão Escolar. Prática Pedagógica. Necessidades Educacionais Especiais. Ensino Regular.

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