SEPARAÇÃO CONJUGAL E AS DIFICULDADES ESCOLARES: Um estudo sobre a interferência do conflito familiar no processo de aprendizagem

Paula Naiana Heydt Ferreira, VALESKA ISABELA DE AZEVEDO FRONZA

Resumo


RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de discutir as interferências dos conflitos familiares no processo de aprendizagem dos infantes envolvidos em disputa de guarda. Desta forma, entendendo as consequências da separação dos pais na formação emocional e psicológica dos membros da família, a proposta se justifica a partir das demandas identificadas nos atendimentos realizados no Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude – NEDDIJ - da Unespar campus Paranavaí, sendo recorrente a queixa dos genitores acerca das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos infantes.  O estudo é qualitativo, desta forma, foram feitas buscas por bibliografias que abordam acerca de separação conjugal e sobre as dificuldades escolares. Conclui-se que durante a etapa de separação conjugal é importante que o casal possa ser acompanhado por profissionais Psicólogos e Pedagogos que possam contribuir na superação desse momento de dificuldade, proporcionando que os sujeitos envolvidos possam reconstruir sua estrutura emocional e psicológica reduzindo os prejuízos, e orientando sobre como lidar com as crianças. 


Palavras-chave


Conflitos familiares; Dificuldade de aprendizagem; Defesa de direitos;

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