ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A UNIDADE 4 DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ - PARANAVAÍ/PR

Alex Samir Attuy de Oliveira, RENAN DA SILVA, SÔNIA MARIA MATARUCO CRIVELLI, Victor Vinicius Biazon

Resumo


Com a introdução da Política Nacional dos Resíduos Sólidos a sociedade brasileira passa a ter um desafio que é a de proporcionar o gerenciamento adequado de seus resíduos. Desta maneira, as instituições têm por dever o desenvolvimento do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Nesta perspectiva, este trabalho vislumbrou a elaboração de um PGRS de acordo com a realidade da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná – Unidade 4, de acordo com suas características peculiares, assim como determina a Lei Federal 12.305/2010. Incialmente foi realizado um diagnóstico contendo a caracterização da área em estudo, levantamentos gravimétricos e volumétricos da geração atual de resíduos que foram as bases para o estabelecimento do PGRS da instituição. Em seguida com base neste diagnóstico estabeleceu-se o PGRS contendo os locais de descarte, coleta interna, transporte interno, armazenamento temporário, transporte externo, destinação final e programa de monitoramento.


Palavras-chave


Desenvolvimento sustentável; preservação ambiental; recursos naturais; PGRS.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 1004: Resíduos Sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 1117: – Armazenamento de resíduos classes II e não inertes e III – Inertes. Rio de Janeiro, 1990.

BRASIL. Decreto Federal nº 7404, de 23 de dezembro de 2010.

Regulamenta a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos: cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa e dá outras providências.

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2010.

BRUNA, Gilda Collet; ROMÉRO, Marcelo de Andrade; PHILIPPI, Arlindo Jr. Curso de Gestão Ambiental. Ed. Manole, 2004. Barueri/SP.

BUARQUE, Sergio C., Construindo o desenvolvimento local sustentável, Metodologia de planejamento. Rio de Janeiro, Garamond, 2008.

EL-DEIR, Soraya Giovanetti Resíduos sólidos: perspectivas e desafios para a gestão integrada. Ed. Edufrpe. Recife, 2014.

FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileira. São Paulo: Saraiva, 2009.

FUNDAÇÃO FLORESTAL. Unidades de conservação sistema ambiental paulista. Disponível em http://fflorestal.sp.gov.br/unidades-de-conservacao/apas/apas-area-de-protecao-ambiental-conceito/. Acesso em: 11 Jul. 2017

OECO. Entenda a política nacional dos resíduos sólidos. Disponível em: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28492-entenda-a-politica-nacional-de-residuos-solidos/. Acesso em 11 de jul. 2017.

SENAI. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/logistica/Cartilha.pdf . Acesso em: 24 de maio de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Semana Acadêmica Fatecie

ISSN: 2526-6659