- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Licenciamento Creative Commons
Foco e Escopo
A Revista Arakuaa de Educação (ISSN 2595-6744) se propõe a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico, por meio da divulgação de trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, da área de educação e ensino e afins, selecionados com base em critérios de originalidade, qualidade e criatividade e de acordo com os padrões exigidos pela CAPES. Publica artigos teóricos, teórico-empíricos e casos de ensino vinculados às áreas citadas. São aceitas submissões em português, inglês, francês e espanhol, de trabalhos inéditos, originais e de reconhecida qualidade acadêmica. O processo de submissão e de avaliação é em fluxo contínuo e todos os trabalhos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, em sistema double blind review .
Políticas de Seção
Artigo original
Pesquisas inéditas que não tenham sido publicadas total ou parcialmente, nem estejam em processo de publicação. Os pesquisadores podem submeter estudos frutos de pesquisa empírica (trabalhos envolvendo dados primários e/ou secundários) e teórica (estudos conceituais ou de revisão da literatura). Podem ser trabalhos em que sejam utilizados quaisquer tipos de metodologia científica.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Relato de experiência
Estudos originais sobre experiências docentes, em qualquer nível de ensino que signifiquem contribuição para o debate na área da Educação.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenha
Resenhas de livros recentes publicados em educação, tanto nacionais como internacionais. Elas devem conter análise que permita apreender o nível de importância do livro e atualidade da obra resenhada. Na apresentação da mesma deverão figurar os dados de autoria do autor do livro.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
1. Os trabalhos recebidos pela Revista Arakuaa de Educação passam inicialmente por uma revisão de admissão (desk review), realizada pelo Editor ou por um membro do Corpo Editorial Científico, para análise e emissão de parecer sobre sua adequação à linha editorial da revista e às normas de publicação, no prazo máximo de 30 dias; 2. Se aprovado, o trabalho será encaminhado para avaliação, que será realizada por dois avaliadores, pelo sistema double blind review, no prazo máximo de 120 dias; 3. Em caso de discordância entre os pareceres dos avaliadores, o artigo será encaminhado a um terceiro avaliador; 4. Os resultados podem ser: a) aceito para publicação; b) revisões requeridas; e c) rejeitado; 5. O resultado da avaliação será comunicado ao autor, com transcrição dos comentários feitos pelos avaliadores. Após o autor realizar as alterações sugeridas pelos avaliadores, o texto alterado será re-encaminhado aos mesmos avaliadores; 6. Após a aprovação, o artigo passará por uma revisão de normalização, ortográfica e gramatical, sob responsabilidade da Revista. 7. Os autores podem acompanhar as etapas do processo de avaliação do artigo submetido, por meio do sistema eletrônicoOJS.
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Licenciamento Creative Commons
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.