ASPECTOS NEUROLÓGICOS E COGNITIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS
JHÉSSICA DOS SANTOS, SINARA DA SIVA ZANELATO, Flávio Donizete Batista
Resumo
Este artigo destaca a relação entre o desenvolvimento cerebral e o desenvolvimento do aprendizado nas crianças das séries iniciais. Verificando a relação neurológica e como se aplica no processo de alfabetização, destacando as funções cerebrais de cada área do cérebro. Enfatizando a relação do professor/aluno diante do conhecimento dessas funções cerebrais para a aprendizagem. De acordo com as pesquisas realizadas retrata o processo cognitivo diante do contexto social e cultural, abordando a alfabetização e letramento das crianças nos primeiros estágios da vida escolar, como também a relação professor/aluno para o desenvolvimento cognitivo de cada criança. A partir da pesquisa bibliográfica constatou a importância do cérebro em suas funções cerebrais para a alfabetização, assim, como o professor e seu papel neste processo, considerando os aspectos neurológicos e cognitivos do aluno.
Palavras-chave
Funções cerebrais. Cognição. Alfabetização. Alunos.
Apontamentos
Direitos autorais 2017 Revista Científica Fatecie