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Diretrizes para Autores

A revista Científica Fatecie, comunica que recebe textos inéditos, em fluxo contínuo para as suas edições.  Os (as) interessados(as) devem enviar os textos pelo sistema online http://fatecie.edu.br/revistacientifica/ . Para submeter o artigo, o autor(a) deve se cadastrar no portal e seguir as instruções do sistema.

A Revista não cobra dos autores nacionais ou internacionais taxas para a submissão, processamento ou publicação dos artigos e resenhas.

Os textos devem versar sobre temas relacionados aos processos comunicacionais, com ênfase em pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os meios de comunicação social, seus fluxos de produção, difusão e recepção e suas relações sócio-culturais; nos atos comunicacionais das organizações junto aos diversos públicos de interesse, nas dimensões e linguagens da divulgação do conhecimento tecno-científico e nas presentes inovações tecnológicas. As resenhas devem abordar obras publicadas nos últimos  dois anos.

 1. Submissão de textos e normas editoriais

Todos os textos submetidos à Revista devem ser originais do(a)  autor(a)  ou grupo de autores(as)  e inéditos. São aceitos textos publicados em anais de congressos. Os materiais poderão ser submetidos nos seguintes gêneros:

  • Artigo científico: relato de pesquisa com apresentação de objetivos de pesquisa, metodologia e resultados. Entre 31 e 40 mil caracteres com espaços, Times New Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas. São aceitos artigos de Mestres e Mestrandos. Especialistas e graduados poderão submeter artigos co-assinados por um Mestre.
  • Resenha - análise crítica de obra, tese, monografia, publicação ou programa. Entre 8 e 10 mil caracteres com espaços, Times New Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas. São aceitas resenhas  Mestres e Mestrandos. Especialistas e graduados poderão submeter artigos co-assinados por um Mestre.

Todos os textos, resenhas e artigos, devem apresentar as seguintes informações:

  • Título, resumo, palavras-chave em português, nessa ordem. As resenhas não precisam apresentar resumo.

•     Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto.

•     Quanto às normas de citação e referência, a Revista segue as orientações da ABNT, conforme orientações abaixo. Em caso de necessidade, solicitamos que consulte as orientações de nossa Biblioteca.

  • Os artigos e resenhas não podem vir com qualquer tipo de identificação dos autores.
  • Todos os autores devem inserir o currículo no sistema, em português.
  • O currículo deve trazer apenas as seguintes informações: formação inicial, última titulação, local da última titulação, filiação acadêmica atual, filiação a grupo de pesquisa e e-mail e indicação para o currículo lattes (pesquisadores que atuam no Brasil).

o     

§  Ex.: João Carlos Almeida é sociólogo, doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, docente no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura Digital. E-mail: jalmeia@pucsp.br. Currículo Lattes; http://lattes.cnpq.br/154779349825866

TIPOS DE SEÇÕES ACEITAS

· Artigos Originais: baseados resultados inéditos de pesquisa contendo de 16 a 20 páginas. Sendo obrigatórios elementos como resumo; palavras-chave, Introdução, Revisão teórica, Metodologia, Resultados e conclusões. Para esses trabalhos desejável utilizar referências dos últimos 5 anos;

· Artigos de Revisão: analisam e discutem trabalhos de outros autores, revisões bibliográfica limitados a 20 páginas. Sendo obrigatórios elementos como resumo; palavras-chave, Introdução, Metodologia, Revisão teórica, Resultados e considerações. Para esses trabalhos desejável utilizar referências dos últimos 5 anos (pelo menos 50%);

Relatos de Caso ou Técnicas: apresentação da experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas limitados a 10 páginas, incluindo um número máximo de 15 referências. Para esses trabalhos desejável utilizar referências dos últimos 5 anos. 

Estrutura do artigo:

TÍTULO: negrito, fonte 14, centralizado

Resumo: Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda e caixa alta e dois pontos (:). Deve-se iniciar o texto após os dois pontos (:). Seu conteúdo deve estar em um parágrafo de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria.

Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda seguido de dois pontos (:). Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática separados por ponto e vírgula (;). 

Texto principal: INTRODUÇÃO; 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 3 METODOLOGIA; 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONCLUSÃO. O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico, exceto a palavra apud e et al.

2. Processo de avaliação dos textos

Os artigos submetidos à Revista são tratados de maneira profissional e dentro dos padrões científicos internacionais. A avaliação é às cegas, por isso a importância da não identificação nos textos para assegurarmos a imparcialidade. Os textos são recebidos pela Comissão Editorial e distribuídos a dois pareceristas externos. Para ser publicado, o texto precisa ser aprovado pelos dois pareceristas externos. Em caso de empate, um aceite e uma recusa, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Para serem publicadas, as resenhas submetidas à Revista deverão ser aprovadas por dois membros da Comissão Editorial da própria revista. Em caso de necessidade, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Os artigos e resenhas estão sujeitos a três pareceres:

- aceito como está;

- aceito com revisões;

- recusado.

Os pareceristas analisam os textos conforme as seguintes recomendações:

  • Relevância do objeto
  • Pertinência teórico-metodológica
  • Clareza da argumentação
  • Contribuição ao aperfeiçoamento dos processos comunicacionais
  • Aderência ao campo da comunicação social

 

A decisão da Comissão Editorial, com base nos pareceres recebidos, é irrevogável.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.